top of page

8 melhores séries sobre tecnologia para assistir em 2023



(Texto publicado originalmente no site TecMundo em 17 de março de 2023)


Por muitas décadas, a tecnologia foi o principal tema de inúmeras histórias de ficção científica no cinema e na televisão. Contudo, várias séries de TV conseguiram explorar o tema de diferentes maneiras nos últimos anos.


Algumas atrações abordam o assunto de maneira mais “pé no chão”, contando a história de empresas do Vale do Silício. Já outras se propõem a alertar os espectadores sobre os possíveis perigos e o impacto da tecnologia na sociedade.


Para quem está procurando por séries de TVs sobre tecnologia, o Minha Série selecionou 8 atrações sobre esse tema para assistir em 2023. Confira as indicações!


Silicon Valley (2014-2019)



Silicon Valley mostra os desafios de Richard Hendricks (Thomas Middleditch) para transformar uma pequena startup de tecnologia em uma empresa reconhecida do Vale do Silício. Em forma de comédia, a série explora a cultura tecnológica do norte da Califórnia.


Indicada cinco vezes ao Emmy de Melhor Série de Comédia, a atração é uma maneira de conhecer os bastidores de uma empresa de tecnologia de uma maneira bem-humorada. Com história e diálogos criativos, as seis temporadas do programa estão no HBO Max.


The Dropout (2022)



The Dropout retrata a história real da controversa empresa de biotecnologia Theranos. Baseada em fatos, a atração revela como a CEO Elizabeth Holmes (Amanda Seyfried) promoveu uma tecnologia de exames avançados com poucas gotas de sangue que nunca existiu.


A minissérie exclusiva do Star Plus conquistou a atenção do público ao explorar o lado pouco glamouroso do Vale do Silício. Assim, a trama mistura elementos de drama, suspense e até mesmo terror.


WeCrashed (2022)



WeCrashed é outra minissérie sobre os bastidores de uma empresa de tecnologia. A atração revela como a WeWork se tornou uma das startups mais valiosas do mundo e, em menos de um ano, sofreu uma das maiores desvalorizações da história.


Paralelamente, a atração mostra o romance do cofundador da companhia Adam Neumann (Jared Leto) com a esposa Rebekah (Anne Hathaway). Disponível no Apple TV+, o programa foi bem recebido pelo público e pela crítica.


Som Na Faixa (2022)



Som Na Faixa é uma minissérie escandinava sobre a história do Spotify. Embora não cite diretamente a marca, os espectadores acompanham como o programador sueco Daniel Ek (Edvin Endre) conseguiu mudar a indústria musical a partir de uma simples startup.


Lançada em 2022, a atração com apenas seis episódios está disponível exclusivamente no catálogo da Netflix. Dessa maneira, essa é uma sugestão de maratona para fãs de música e, obviamente, assinantes do popular serviço de streaming de música.


Mr. Robot (2015-2019)



Mr. Robot segue Elliot Alderson (Rami Malek), um engenheiro de segurança cibernética que também atua como hacker. Com um currículo impecável nas duas “profissões”, ele é convidado por um grupo de hacktivistas para invadir e expor dados da empresa E Corp.


Além de mostrar o impacto das novas tecnologias na sociedade, a atração relata o transtorno de ansiedade social e a depressão do protagonista. Atualmente, as 4 temporadas da série estão disponíveis no Amazon Prime Video.


Black Mirror (2011-)



Por vezes com uma visão distópica, Black Mirror explora os efeitos das tecnologias na sociedade. Cada episódio apresenta uma história única que aborda o tema sob diferentes óticas e os efeitos negativos sobre o comportamento humano.


Vale mencionar que, em certos episódios, a série antológica também investe em histórias mais otimistas sobre o uso da tecnologia como um aliado. Além disso, a produção conta com um elenco recheado de estrelas das pequenas e grandes telas.


Após longo hiato, o 6º ano de Black Mirror está previsto para estrear ainda em 2023. Ou seja, os espectadores terão tempo para rever as temporadas anterior.


Ruptura (2022-)



Outra série que aborda a tecnologia de forma distópica é Ruptura (ou Severance, no original). Em um “futuro não tão distante”, os funcionários da empresa Fantasy aceitam participar de um programa que separa as memórias “pessoais” das “profissionais”.


Entretanto, a separação começa a incomodar os colaboradores que tentam resgatar as próprias personalidades em diferentes ambientes. Outro sucesso de público e crítica da Apple TV+, a 2ª temporada da atração já foi gravada.


Halt and Catch Fire (2014-2017)



Encerrando a lista, Halt and Catch Fire mostra o surgimento do computador pessoal e a popularização da internet nos anos 1980 e 1990. O momento histórico é retratado através do cotidiano de uma empresa fictícia de tecnologia durante esse período.


Ao longo de 4 temporadas, a trama destaca como os avanços tecnológicos ajudaram a promover uma grande revolução em todo o mundo. A única parte negativa é que, neste momento, a série não está disponível em serviços de streaming.

Comentarios


bottom of page