top of page

Como ler mais? Cinco dicas para ampliar sua leitura



Como ler mais? Acredito que essa seja uma pergunta que muitas pessoas fazem. É bastante compreensível quando temos um cotidiano corrido e repleto de distrações.

Por exemplo, as redes sociais e aquela série bacana na Netflix nos fazem ficar longe dos livros. Até mesmo a falta de ânimo nos impede de apreciar uma boa leitura.


Em 2019, eu defini como meta ler pelo menos um livro por mês ao longo do ano. Confesso que nos últimos meses acabei me atrapalhando e me afastei das minhas leituras. Contudo, estou correndo atrás do prejuízo e colocando minha “dieta literária” em dia.


Uma das formas como eu consegui fazer isso foi seguindo cinco dicas sobre como ler mais do escritor Austin Kleon. Em março, o autor do livro Roube Como Um Artista (2012) fez um post bem interessante no blog dele sobre o assunto.


Então, aqui vou compartilhar as dicas dadas por ele e um pouco das minhas experiências ao aplicar esses truques. Tenho certeza que irá funcionar para você também!


1. Pare de ler os livros que você não gosta

Existem livros que realmente são maçantes. Outros nem sempre agregam algo para sua vida. Em alguns casos, eles podem ser os dois ao mesmo tempo. Algo que é bem triste!


Em outubro de 2018, por exemplo, eu me esforcei ao máximo para ler O Príncipe de Maquiavel. Afinal, ele é um clássico da literatura e da política. Apesar do momento pedir algo do gênero, não estava fazendo sentido para mim. Logo, abandonei e parti para outro livro.


Em seu texto, Kleon cita uma frase do escritor argentino Jorge Luis Borges:


“Se um livro te deixa entediado, abandone-o. Não leia um livro porque ele é famoso. Não leia porque ele é moderno. Não leia porque ele é velho… Se um livro é tedioso para você, não leia. Aquele livro não foi escrito para você”.


Ou seja, não perca tempo com um livro que não foi feito para você. Certamente, ele pode ser investido em outra publicação muito mais incrível. Então, se aquela literatura não funciona para você, parta para o próximo. Sem medos!


2. Leve um livro com você o tempo todo

Antes mesmo de ler o texto do Kleon, eu tinha esse hábito. Sem exageros, lembro de sair com mochila para poder carregar o pesadíssimo livro do Musashi. Então, sempre que tinha um tempo no caminho para algum lugar, eu lia uma parte da história.


Essa é uma importante “estratégia” de como ler mais. Se você estiver com um livro por perto, vai rolar aquela tentação boa de ler um trecho. Seja no transporte público, seja esperando um amigo chegar em um encontro ou na sala de espera de um consultório.


Outra sugestão é criar o hábito de ler antes de dormir. Essa é uma dica que traz diversos benefícios, como diminuir a insônia e até mesmo prevenir doenças graves como o Alzheimer. Olha só quantos benefícios ao mesmo tempo!


Não tenha medo ou vergonha de pegar no sono lendo. No dia seguinte, volte e leia de novo. Ninguém vai saber. Só você e o livro, é claro.


Por último, lembre-se: um livro não precisa ser apenas físico para ser apreciado. Hoje é possível ler grandes histórias no smartphone, tablet e e-readers. Esses aparelhos não são enormes e estão sempre ao nosso lado. Só é necessário ficar atento com as distrações.


3. Ao ler, deixe seu celular no modo avião

Às vezes, o que impede as pessoas de lerem são as “distrações digitais”. Pode ser quando ela está lendo no smartphone ou um livro comum. De repente surge uma notificação de uma rede social, um bom dia no grupo da família no WhatsApp, um e-mail interessante… Então, quando você vai ver, você já abandonou sua leitura.


Portanto, a dica é colocar o celular no modo avião quando estiver lendo. Independentemente de ser no celular ou um livro físico, evite as distrações. É algo simples, traz um pouco de paz e você ainda consegue se concentrar melhor. Não custa nada ficar uns 30 minutos desconectado do mundo para poder aproveitar uma boa história.


Hoje, leio praticamente todos os livros usando o Kindle. Esse modelo de e-reader é realmente incrível, porque consigo me concentrar na leitura sem distrações de notificações. Afinal, ele foi desenvolvido apenas para leitura. Contudo, reconheço que é um aparelho que requer um certo investimento.


4. Visite frequentemente uma biblioteca local e/ou livraria

Aí está mais um segredo importante para quem quer descobrir como ler mais!

Como dito, hoje consumo muito mais e-books do que livros físicos. Entretanto, nunca deixei de visitar livrarias. É um lugar em que você pode ter momentos de paz – parecer intelectual – e, ao mesmo tempo, encontrar diversas novidades ou publicações interessantes.


Mesmo com a rapidez da internet, visitar esses lugares mágicos são oportunidades incríveis de conhecer novos autores, séries ou coleções. Até mesmo ter uma excelente conversa com o bibliotecário ou vendedor para saber a opinião e receber novas dicas de leitura.


Ou seja, mesmo que eu venha a comprar em formato digital, ainda dou valor para dar uma folheada na versão física. Olhar a sinopse na contracapa, olhar o índice e apreciar a arte da capa. Isso só vai ser possível em uma livraria ou biblioteca.


5. Compartilhe os livros que você ama com outras pessoas

Em seu post, Kleon cita uma frase de um dos meus escritores favoritos, Neil Gaiman:


“Leia os livros que você ama, fale sobre os autores que você gosta para as pessoas e não se preocupe com isso”.


Boa parte dos posts no meu Instagram são sobre os livros que leio ou sobre os discos que ouço. Essa troca de informação é bastante interessante, porque outras pessoas podem indicar outras publicações que possivelmente vão te agradar.


Além disso, você tem a oportunidade de conhecer mais pessoas que compartilham dos mesmos gostos. Indiretamente, você passa a fazer parte de uma nova comunidade que vai estimular a conhecer mais coisas novas e interessantes.


Assim, você cresce ainda mais em conhecimento. Bem como expande seus horizontes para mundos cada vez mais interessantes. Incrível né?


Bom, essas foram as cinco dicas inspiradas no escritor Austin Kleon sobre como ler mais. Espero ter ajudado a te inspirar a dedicar mais tempo a leitura durante o seu dia a dia.

Se gostou delas, compartilhe com mais pessoas e incentive elas a lerem mais!


bottom of page