top of page

Echo Dot 5ª Geração: veja as novidades do smart speaker com Alexa



(Texto publicado originalmente no TecMundo no dia 19 de maio de 2023)


A Amazon acaba de trazer a Echo Dot 5ª geração para o Brasil. O smart speaker com a assistente Alexa estreia no mercado nacional com diversas novidades para quem busca ter o primeiro dispositivo inteligente ou deseja atualizar o modelo anterior.


Como todos os modelos da linha, o aparelho segue como um importante aliado do dia a dia. Por ser uma “caixa de som inteligente”, o usuário pode usá-lo para realizar ligações, gerenciar tarefas ou como um hub para controlar uma casa inteligente.


Então, o TecMundo fez uma lista com as cinco novidades da Echo Dot 5ª Geração. A seguir, descubra como esses atrativos poderão contribuir com a sua rotina!


Melhor experiência sonora


Echo Dot
A 5ª geração do dispositivo estreia com novo alto-falante.

Mantendo o tamanho compacto, a 5ª geração do Echo Dot promete o melhor som já lançado pela linha Dot. O dispositivo recebeu um alto-falante de 1,73 polegada, ligeiramente maior do que a versão anterior de 1,6 polegada.


Com direcionamento frontal, o smart speaker reproduz músicas com “vocais mais nítidos e graves mais potentes”. Independentemente do ambiente, o aparelho entrega os sons de forma mais vibrante em alta definição sem perdas.


Como nas gerações anteriores, o usuário pode solicitar que a Alexa toque músicas ou podcasts das plataformas Amazon Music, Spotify, Deezer, Apple Music e outras. Bem como, é possível conectar outros aparelhos via bluetooth.


Novo display LED


Echo Dot
Versão com relógio apresenta um display LED aprimorado.

A Echo Dot 5ª geração está disponível em duas versões: padrão ou com relógio. A segunda opção inova ao adotar um display LED aprimorado com novas funcionalidades que podem ser úteis para o dia a dia.


Além de exibir as horas e alarmes, o painel informa a previsão do tempo. Caso a pessoa esteja ouvindo música, o smart speaker mostrará o nome do artista e o título da faixa que está sendo executada.


Maior integração com rotinas


Echo Dot
Novos sensores que melhoram a integração com casas inteligentes.

Como dito, o Echo Dot 5ª Geração vem acompanhada pela Alexa. Com isso, a pessoa pode pedir para a assistente realizar certas ações usando comandos de voz, como reproduzir músicas, definir alarmes ou fazer ligações.


Além do sensor de detecção de movimento, o gadget ganhou um sensor de temperatura. Contribuindo com a gestão de uma casa inteligente, o usuário pode usar os recursos para criar rotinas interligadas com outros dispositivos e acessórios.


Por exemplo, as luzes acenderão automaticamente quando alguém entrar em um cômodo com o acessório. Também é possível ligar ou desligar o ar-condicionado sempre que o ambiente atingir determinadas temperaturas.


Uso simples e mais privacidade


Echo Dot
Agora, basta um toque no dispostivo para pausar a música ou adiar alarmes.

Sempre auxiliados pela Alexa, os usuários estão acostumados a controlar o Echo Dot por comandos de voz. Na 5ª geração, as pessoas podem tocar na parte de cima do dispositivo para pausar a música, encerrar ligações ou adiar o alarme.


Como os modelos anteriores, o speaker traz um botão físico que desliga os microfones. Ao desabilitar a opção que capta o som ao redor, o anel de luz LED na parte inferior muda da cor azul para vermelha.


O dispositivo e a Alexa têm várias camadas de segurança e proteção de privacidade. Os usuários podem acessar as configurações do aparelho e da assistente por um app para dispositivos móveis, personalizando os níveis de interação ou excluindo dados.


Ecológico e econômico


Echo Dot
5ª geração do aparelho teve poucas mudanças visuais e de estrutura.

Trazendo uma proposta ecológica, a Echo Dot 5ª geração tem o corpo feito com 55% de plásticos reciclados pós-consumo. Já os fios internos e o cabo de energia são fabricados com 100% de fios de poliéster reciclados pós-consumo.


Com visual compacto e esférico, o modelo tem 89 mm de altura por 100 mm de largura, além do peso de 304 gramas (versão padrão) e 351 gramas (versão com display LED).


Alimentado por uma fonte de energia de 15W, o aparelho entra em modo de economia energética sempre quando estiver inativa. Para mais, o modelo tem suporte para conexões Bluetooth Low Energy.


Echo Dot 5ª geração: vale a pena?


A Echo Dot 5ª geração chega ao mercado brasileiro com várias atualizações comparada às versões anteriores. Entregando recursos mais completos, o produto se torna uma opção de entrada para quem pretende adquirir o primeiro gadget com assistente de voz.


Para os antigos donos de dispositivos inteligentes da Amazon, as novidades mostram uma evolução. Algo que deve cativar os usuários que estão sempre consumindo itens que colaboram com a otimização de uma casa inteligente.

Comments


bottom of page