top of page

Marca curitibana de acessórios tem fones de madeira e caixa de som de cimento

Com sede em Curitiba, no Paraná, a Händz é uma marca brasileira especializada em acessórios sustentáveis para dispositivos móveis. Há menos de uma década no mercado, o catálogo da empresa apresenta diversos itens alternativos, como cabos para recarga de celulares com fibra de cânhamo e fones de ouvido feitos com fibra de trigo.


A proposta da Händz é criar produtos que atendam às necessidades dos usuários e, com isso, entregar vários benefícios baseados na sustentabilidade. Segundo a marca, os acessórios são fabricados com menos plástico e menor emissão de CO2 do que outros modelos, bem como possuem valores mais acessíveis.


“A democratização de produtos sustentáveis e ecologicamente corretos é uma das bandeiras da nossa empresa. Além de uma garantia acima da média [3 anos], prova que confiamos no nosso produto, o consumidor está adquirindo algo que foi pensado desde sua criação até seu descarte”, cita Rodrigo Lacerda, criador da Händz.


O fone de ouvido e o estojo de transporte do Händz Air são feitos de fibra de trigo (Imagem: Divulgação/Händz)

Portfólio sustentável


Um dos destaques do catálogo da Händz é o cabo para recarga da série Hemp. Com versões para iPhone e dispositivos Android, o acessório é fabricado com fibra de cânhamo com as ponteiras feitas com 35% de fibra de trigo e 65% em plástico ABS reciclado.


Também usando materiais sustentáveis, o headset Eco Sound e o fone de ouvido Bluetooth Händz Air têm o corpo feito de fibra de trigo. Segundo a marca, o componente que substitui as tradicionais peças de plástico possui ampla resistência e ajuda a entregar uma qualidade de som ideal.


Embora os produtos sejam fabricados fora do Brasil, a Händz tem grande preocupação em relação à sustentabilidade em todas as etapas: da produção até a entrega ao consumidor. Os processos seguem padrões estabelecidos pela marca e obedecem às licenças e certificações ambientais que refletem o compromisso com o planeta.


A marca ainda destaca que todos os produtos são pensados para terem menor impacto no meio ambiente durante a fabricação. Bem como, a decomposição dos componentes após o descarte ocorre mais rápido do que outros acessórios.


Fone de ouvido Händz Air Eco de madeira e caixa de som de cimento e bambu são os próximos lançamentos da marca (Imagem: Reprodução/Händz)

Próximos lançamentos


Seguindo a proposta sustentável, a Händz planeja lançar ao menos 20 novos acessórios até o final de 2022. Os próximos lançamentos terão como componentes garrafas PET e cortiça para substituir as matérias-primas derivadas de combustível fóssil.


A marca revela que uma das novidades será um fone de ouvido Bluetooth feito de madeira. Parte da linha Händz Air Eco, o modelo terá acabamento interno em fibra de trigo, recurso Smart Touch Control e opção de carregamento por indução.


Outro lançamento será uma caixa de som feita com cimento e bambu que promete um som mais limpo por conta dos diferentes componentes. Para mais, o dispositivo traz um carregador por indução também em bambu que possibilita carregar o celular enquanto o usuário escuta música.


“As novas tecnologias estão permitindo utilizarmos produtos que até então eram inviáveis economicamente para produzir em larga escala, tirando algumas coisas da parte eletrônica, conseguimos fazer a base de algum material sustentável”, conclui Lacerda.


Não foram dados detalhes de preço ou uma data concreta de lançamento dos novos produtos.


(Texto publicado originalmente no site Canaltech em 27 de julho de 2022)

bottom of page