O que é uma house mix e qual o papel dela em um show?

Há vários anos, o Brasil é uma parada obrigatória para grandes artistas da música internacional. Seja em festivais, como o Rock In Rio e o Lollapalooza, ou em apresentações solo, esses eventos exigem grande quantidade de equipamentos de som e iluminação. Então, o Canaltech explica como funciona uma house mix e a importância dela nesses espetáculos.


Segundo profissionais, a house mix é o "centro de operações" dos eventos (Imagem: Marc Schulte/Pexels)

Afinal, o que é uma house mix?

Ao ir em um grande show ou em festivais de música, é comum ver estruturas especiais com diversos equipamentos montadas em frente aos palcos. Essas são as house mix — ou Casa de Mixagem, em português.


Esse espaço tem a função de ser o “centro de operações” dos eventos. Em geral, essa estação de trabalho é ocupada por profissionais de sonorização, iluminação e outros responsáveis por controlar diversos elementos do palco.


Hoje, a house mix é uma parte essencial da estrutura para o gerenciamento de palco de qualquer grande evento. Não restrito apenas a shows musicais, ela pode ser usada em palestras, convenções, peças de teatros e outros espetáculos com som, luz e imagem.


Conforme a proposta, o espaço é composto por diferentes aparelhos com cabos, botões e monitores para controlar as interações no palco. Assim, mesas de som e controladores de iluminação são itens essenciais nessas estações de trabalho.


Nas house mix ficam concentrados os principais equipamentos para o controle de som, iluminação e vídeo (Imagem: Reprodução/Freepik)

Por que as estruturas da house mix são importantes?

Para os especialistas, a house mix é basicamente o cérebro de um evento. Esse é o órgão responsável por enviar os comandos para os outros “membros” do espetáculo: sonorização, iluminação, projeção, transmissão e vários outros elementos de interação com o palco.


Por esse motivo, essas estações costumam estar em uma área privilegiada em frente ao espaço do espetáculo. Em alguns casos, é montado uma estrutura especial para que os profissionais fiquem acima do público, garantindo uma visão completa do palco e melhor aproveitamento do retorno do som no local da apresentação.


Ao longo dos últimos anos, os equipamentos da house mix foram sendo atualizados. Por exemplo, as mesas de som digitais substituíram os modelos analógicos devido à conveniência de controlar mais instrumentos musicais e as conexões com notebooks e tablets.


Os técnicos de iluminação também tiveram parte dos trabalhos “simplificados” por conta das novas tecnologias. Em vez de direcionar e trocar as cores dos refletores manualmente, essas ações são feitas com o auxílio de computadores com softwares especializados.


Uma house mix pode ter grandes mesas digitais para a mixagem de som (Imagem: Roman Pohorecki/Pexels)

Câmeras, projetores e painéis LEDs se tornaram elementos comuns em diferentes tipos de eventos. Com isso, mesas de corte de câmera e ilhas de edição passaram a ser equipamentos essenciais em uma house mix.


Também é da estação de trabalho que saem os comandos para os efeitos pirotécnicos, comuns em shows de rock. Bem como, é nesse espaço que costumam ficar os profissionais que controlam projeções a laser em apresentações de música eletrônica e de artistas pop.


Obviamente, toda a estrutura que compõe um evento, como caixas de som, iluminação de palco e telões, também foram atualizadas nos últimos anos. Com isso, os técnicos que atuam na house mix conseguem realizar grandes trabalhos usando os novos aparelhos.


Os equipamentos da house mix também podem ser usados em transmissões ao vivo pela Internet (Imagem: Clam Lo/Pexels)

É possível usar uma house mix para lives na Internet?

Nos últimos anos, houve o crescimento de apresentações musicais com transmissão ao vivo pela Internet. Assim como ocorre em um show “normal”, as lives em plataformas de streaming também se beneficiam da estrutura para eventos musicais e os recursos de uma house mix.


Além de realizar o tradicional controle das interações do palco, a estação atua na mixagem do som e na seleção de imagens que serão transmitidas. Em uma escala mais enxuta, essa ação é como uma transmissão ao vivo realizada por emissoras de TVs.


Você já conhecia a importância da house mix na produção de grandes espetáculos. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com pessoas interessadas no tema.


(Texto publicado originalmente no site Canaltech em 18 de setembro de 2022)