O que toca no iPod de um piloto de fuga?

Atualizado: 2 de Ago de 2019


Finalmente chega aos cinemas brasileiros, Em Ritmo de Fuga. O novo filme do diretor Edgar Wright vem conquistando o público e a crítica desde o seu lançamento em junho nos Estados Unidos.


Com diversos reviews favoráveis, ele está sendo considerado um dos filmes mais estilosos desta temporada e com a melhor trilha sonora também. Por isso, ele será o tema do Ouvi No Filme.


Baby (Ansel Elgort) é um piloto de fuga, o melhor na sua função. Contudo, ele possui um problema auditivo e utiliza a música como meio de atenuar os ruídos constantes. O que faz com que o personagem não se separe do seu iPod e fones de ouvido.


Por ser jovem demais, ele decide encerrar sua carreira no crime e viver uma vida normal. Mas, sair desse meio não é algo muito simples.


Se a história não foi boa o suficiente para te chamar atenção, quem sabe o elenco faça você mudar de ideia. Jamie Foxx (Ray, Django Livre), Jon Hamm (Mad Men) e Kevin Spacey (House of Cards, Beleza Americana) são alguns dos nomes de destaque da produção.


Até mesmo Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, atua durante o longa.


Confira o trailer:

Em Ritmo de Fuga recebeu uma chuva de elogios por conta da sua trilha sonora. O diretor Edgar Wright teve um cuidado – e muito trabalho – ao desenvolver o material e criar uma harmonia entre as canções e o seu roteiro. Pode-se dizer que o iPod do protagonista é o coadjuvante da história.


A relação com a música começa com o título do filme em inglês. Baby Driver é uma canção do Simon & Garfunkel presente no álbum Bridge over Troubled Water (1970). Já circula em diversos fóruns da internet que Wright pretende fazer uma trilogia de filmes com nomes inspirados no trabalho da banda de folk rock americana.

Os cinco primeiros minutos do filme deixam claro com a música é um elemento bem importante para toda a história. Durante a abertura, temos ao fundo Bellbottoms do The Jon Spencer Blues Explosion. A equipe de montagem fez um ótimo trabalho casando muito bem o ritmo da cena com a própria música.


Acredite, essa sincronia de som e imagem segue por boa parte do longa.

Blues, soul e rock dos anos 60 e 70 compõem grande parte da trilha sonora. Wright optou por selecionar diversas faixas instrumentais como background das cenas, ao invés de investir totalmente em um score original.


Realmente, são músicas que estariam no iPod de Baby. Com isso temos participações de Jonathan Richman & The Modern Lovers, The Beach Boys, Kashmere Stage Band e entre outros artistas bem interessantes.


Ao mesmo tempo, o diretor escolheu algumas canções também desta época para “ilustrar” os sentimentos e pensamentos dos personagens. Em uma cena muito especial temos a clássica Easy do The Commodores, faixa que tem uma ligação especial com o passado do protagonista.

Em Ritmo de Fuga não é apenas um filme de ação, ele tem romance também. Até para isso a música se torna um elemento chave.


Baby se apaixona pela garçonete Debora (Lily James). Assim, durante uma das conversas entre o casal, ele apresenta a canção Debora do T.Rex para a garota. Obviamente, a canção se torna uma das favoritas do personagem.

A trilha sonora do longa-metragem tem no total 30 músicas. Além das já citadas, outros clássicos aparecem no disco. Neat Neat Neat do The Damned, Brighton Rock do Queen, Hocus Pocus do Focus, Never, Never Gonna Give Ya Up do Barry White são mais alguns dos hits que aparecem no iPod de Baby. Infelizmente, não tem como detalhar a participação delas sem acabar revelando um pouco da trama.


Seja pela forma de usar a música dentro do filme, ou como Wright transportou seu roteiro para as telonas, Em Ritmo de Fuga tem grandes chances de se tornar aqueles filmes cults. Aqueles que os cinéfilos vão continuar adorando e tecendo elogios mesmo anos após o lançamento.


Se você gosta de filmes de ação com uma excelente trilha sonora e tudo isso combinado de forma mágica, realmente você precisa assistir ao filme. Caso você queira entender um pouco dos elogios que o longa recebeu por conta da seleção de música, basta começar a ouvir o disco no player abaixo. Ou para quem já viu o filme, vale a pena viajar novamente no álbum.


Redes Sociais

Telefone

Celular: (13) 99125-3393

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon
  • Instagram - Black Circle