top of page

Produções de James Cameron: filmes de ficção para aproveitar



(Texto publicado originalmente no site TecMundo em 17 de janeiro de 2023)


É impossível imaginar o cinema moderno sem as contribuições de James Cameron. O cineasta canadense foi responsável por introduzir diversas tecnologias que ajudaram a ampliar a magia da sétima arte.


A mente por trás dos principais filmes de ficção científica dos últimos 30 anos, o diretor tem uma extensa lista de trabalhos. A seguir, conheça algumas das produções disponíveis no catálogo Star Plus, Disney Plus e Amazon Prime Video:


Avatar (2009)

Avatar (2009).

Um dos marcos da carreira de James Cameron, Avatar revolucionou o cinema 3D. Com belos efeitos visuais, o longa usou a tecnologia de captura de movimentos para transformar atores em seres humanoides de mais de 3 metros de altura.


Na história, Jake Sully (Sam Worthington) é um militar paraplégico enviado ao planeta Pandora. Ao ter a consciência transferida para o corpo de um Na’vi, os habitantes locais, o protagonista se vê dividido entre cumprir a missão ou proteger o mundo que o acolheu.


Avatar: O Caminho da Água (2022)

Avatar: O Caminho da Água (2022).

Lançado 13 anos após o original, Avatar: O Caminho da Água mostra a nova vida de Jake Sully em Pandora. Fugindo de um antigo inimigo, o personagem e a família conhecem outras tribos Na’vi e regiões do planeta.


O filme foi produzido, escrito, dirigido e editado pelo próprio James Cameron. Como o antecessor, o longa está sendo um grande sucesso de público e já está entre as 10 maiores bilheterias da história.


Alita: Anjo de Combate (2019)

Adaptando o mangá de mesmo nome, Alita: Anjo de Combate conta a história de um ciborgue feminino em uma jornada para descobrir o próprio passado. Dirigido por Robert Rodriguez (Sin City), o longa foi produzido e teve o roteiro escrito por James Cameron.


Infelizmente, a produção teve uma recepção morna por parte do público e da crítica. Contudo, o filme é uma ótima opção de entretenimento no catálogo Star Plus.


Aliens, O Resgate (1986)

Aliens, O Resgate (1986).

Clássico entre os filmes de ficção científica, Aliens, O Resgate tem o roteiro e a direção de James Cameron. O longa mostra a Tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) em uma missão para investigar uma colônia fora da Terra quando reencontra “antigos inimigos”.


A sequência do clássico Alien (1979) foi categorizada como “A estreia mais assustadora do Verão de 1986” pela revista Time. Sem dúvida, a produção é uma das melhores recomendações para quem busca filmes bons no Star Plus.


Franquia O Exterminador do Futuro

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991).

A franquia O Exterminador do Futuro foi essencial para James Cameron se tornar um respeitável cineasta de Hollywood. Após dirigir os dois primeiros filmes estrelados por Arnold Schwarzenegger, o diretor assumiu o posto de produtor das sequências da saga.


A cada “capítulo”, os espectadores assistem à parte da história do rebelde John Connor e a luta contra a mega corporação Skynet.


Criaturas das Profundezas (2005)

Criaturas das Profundezas (2005).

Além do sucesso com filmes de ficção científica, James Cameron tem uma carreira como documentarista. Em Criaturas das Profundezas, o cineasta mostra os segredos de uma cadeia de montanhas submersas e as curiosas formas de vida que habitam o local.


O sucesso de James Cameron

James Cameron tem mais de 60 créditos como diretor, produtor e roteirista.

Essa é apenas uma pequena amostra do elogiado trabalho de James Cameron como diretor, roteirista e produtor. Somando todos os filmes, as obras do cineasta canadense faturaram mais de US$ 8 bilhões nas bilheterias.


Ou seja, não é um erro dizer que James Cameron mudou a história do cinema para sempre. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outros fãs das produções do cineasta!

bottom of page