top of page

Qual é o melhor lugar para colocar um smart speaker na sala?

Aos poucos, os smart speakers estão se tornando itens comuns nos lares brasileiros. No entanto, esses aparelhos podem não parecer tão inteligentes se colocados em locais errados.


Além de prejudicar totalmente a experiência do usuário, isso pode tornar o dispositivo ligeiramente inútil em uma casa inteligente. Por isso, separamos os melhores e piores espaços para posicionar esses gadgets na sala. Confira:

Centro da sala: o melhor lugar

O centro da sala é o melhor local para posicionar os smart speakers, segundo especialistas. No caso, os dispositivos funcionam com múltiplos microfones que escutam os comandos dos usuários.


Assim, é importante deixá-los em uma área aberta para que possam captar todo o som ao redor. Bem como, esse local não deve ter objetos que cubram os alto-falantes e causem interferências.


Caso não seja possível colocar o aparelho no centro do cômodo, a sugestão é deixá-lo próximo ao espaço onde as pessoas costumam se reunir. Por exemplo, em cima de uma mesa de apoio próxima ao sofá.


Paredes são uma ótima alternativa

Para aparelhos menores, como o Google Nest Mini, uma opção é instalá-los na parede. Seguindo a recomendação anterior, eles podem ser posicionados perto do local em que os moradores e as visitas costumam se reunir.


Os smart speakers também podem ser colocados em cima de uma estante ou outro móvel alto. Como sempre, tomando cuidado para não cobrir os microfones. Apesar de não ser o ideal, ainda é uma maneira prática para utilizá-los.

Locais não aconselháveis para o smart speaker

Infelizmente, nem todos os lares têm um desenho adequado para as dicas anteriores. Portanto, é necessário ter atenção para evitar colocar os dispositivos em locais que possam comprometer a experiência do usuário.


Por exemplo, não é aconselhável deixá-los muito perto de sistemas de som e até mesmo TVs. Isso porque o áudio desses aparelhos causa interferência e o gadget não ouvirá os comandos do usuário.


Também não é recomendado posicioná-los perto de janelas. Mesmo com os vidros fechados, os microfones são sensíveis e capazes de captar os sons externos.


Gostou das dicas? Descobriu qual é o melhor local na sua sala para colocar um smart speaker?


bottom of page