Nos últimos anos, a animação Os Simpsons conquistou a fama de ter previsto o futuro. Da eleição do presidente norte-americano Donald Trump à pandemia de coronavírus, vários episódios apresentaram diversas coincidências com a nossa realidade.
Especialista em visualização de dados, Saffana Mohamed-Ajaz criou um gráfico em que analisa diversas “previsões” da atração e quanto tempo elas demoraram para se tornarem reais. Para isso, ele destacou algumas passagens das 30 temporadas da série.
Segundo a pesquisa, parte das “previsões” foram apresentadas nas duas primeiras temporadas da animação. Contudo, elas diminuíram ao longo dos anos. Em média, os acontecimentos ocorreram doze anos após a exibição do episódio.
Conheça algumas coincidências entre Os Simpsons e a realidade:
Pandemia de coronavírus
Em 1993, o episódio “Marge In Chains” mostra que uma doença altamente contagiosa de origem asiática atingiu os habitantes de Springfield. Além dos moradores ficarem em quarentena, o médico Dr. Hibbert revela que há pouco a se fazer em relação aos doentes.
Eleição de Donald Trump
Em “Bart to the Future” de 2000, Lisa é eleita presidente dos Estados Unidos. Em uma das cenas, a personagem discute sobre a crise orçamentária causada pelo presidente anterior Donald Trump. No mundo real, o empresário bilionário assumiu a Casa Branca em 2016.
Exibido em 1998, “When You Dish Upon a Star” mostra inocentemente uma placa indicando que a 20th Century Fox é uma divisão da Disney. Em março de 2019, a companhia adquiriu a 21st Century Fox por mais de US$ 71 bilhões.
Plot twist de episódio de Game of Thrones
Em 2017, “The Serfsons” parodiou a série Game of Thrones. Assim, uma das cenas apresenta um dragão usando suas chamas para destruir uma cidade inteira. Algo parecido com o que aconteceu com a fictícia Porto Real na atração exibida pela HBO em 2019.
Para ver mais coincidências de Os Simpsons e a realidade, acesse o gráfico interativo elaborado por Saffana Mohamed-Ajaz.
Comments