top of page

Steve Jobs: veja filmes e livros sobre o criador da Apple


(Texto publicado originalmente no TecMundo em 30 de outubro de 2022)


Steve Jobs é descrito como o “empreendedor criativo” que revolucionou os computadores pessoais, os dispositivos móveis, a música e as animações. Onze anos após a sua morte, o cofundador da Apple, NeXT e Pixar segue como uma referência em criatividade e inovação.


Então, o TecMundo organizou uma lista de livros, filmes e documentários para quem quer se aprofundar no legado de genialidade de Steve Jobs. Confira as nossas dicas!


Livros


Steve Jobs (2011)

Capa do livro Steve Jobs (2011).

Steve Jobs é escrito por Walter Isaacson, biógrafo oficial do empresário e cofundador da Apple. O material é construído a partir de mais de 40 entrevistas com o próprio inventor e inúmeras depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho.


Elogiado pela crítica literária, o livro se propõe a mostrar a vida, a carreira e o ponto de vista de Steve Jobs sobre diversos assuntos. A publicação se tornou uma obra essencial para pessoas que estudam sobre inovação e criatividade.


Small Fry: A Memoir (2018)

Capa do livro Small Fry: A Memoir (2018)

Lisa Brenna-Jobs, primeira filha de Steve Jobs, é a autora de Small Fry: A Memoir. Afastando-se da figura mítica por trás dos produtos da Apple, o livro revela mais sobre a personalidade do empresário longe das companhias de tecnologia.


Um detalhe interessante, Jobs inicialmente alegava que Lisa não era a filha dele. Com isso, a obra traz relatos sobre o afastamento do pai e o longo caminho até a escritora ser reconhecida pelo empreendedor anos antes da morte dele em 2011.


Infelizmente, Small Fry ainda não tem edição em português.


Filmes


Jobs (2013)

Ashton Kutcher interpretou o criador da Apple em Jobs (2013).

Jobs foi a primeira cinebiografia sobre o cofundador da Apple após o falecimento dele. Realizando um excelente trabalho de caracterização, o ator Ashton Kutcher interpreta o protagonista em todas as fases da vida do “magnata da tecnologia”.


Incialmente, a produção teve uma recepção bem morna por parte da crítica. Além disso, os fãs da Gigante de Cupertino encontraram diversas imprecisões sobre a história da empresa.


Jobs está disponível no catálogo da Netflix e Amazon Prime Video.


Steve Jobs (2015)

Em Steve Jobs (2015), o ator Michael Fassbender assume o papel do cofundador da Apple.

Baseado na biografia escrita por Walter Isaacson, Steve Jobs traz Michael Fassbender no papel do empresário. Embora também tenha certas contradições sobre alguns fatos, o filme é elogiado pela visão informativa e a construção do “personagem Steve Jobs”.


Curiosamente, o roteiro foi adaptado por Aaron Sorkin, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro por A Rede Social (2010). Para mais, o filme foi dirigido por Danny Boyle, ganhador do Oscar de Melhor Direção por Quem Quer Ser um Milionário? (2008).


Steve Jobs pode ser alugado através do Google Play Filmes.


Documentários


The Billion Dollar Hippy (2011)

Cartaz do documentário Steve Jobs: The Billion Dollar Hippy (2011).

Produzido pela BBC, The Billion Dollar Hippy retrata a “ascensão, a queda e a ascensão” de Steve Jobs. O documentário narra como o inventor fundou a Apple em 1976, a demissão da própria empresa em 1985, o período à frente da NeXT e o retorno triunfal à Maçã em 1997.


The Man in the Machine (2015)

Cartaz do documentário Steve Jobs: The Man in the Machine (2015).

Dirigido por Alex Gibney, The Man in the Machine revisita a carreira do criador da Apple através de apresentações, palestras e entrevistas. Com depoimentos de colegas da Maçã e da NeXT, o material também analisa o impacto do empreendedor no mundo da tecnologia.


The Man in the Machine está disponível no Telecine e para aluguel no Google Play Filmes.


Gostou das nossas dicas de livros, filmes e documentários sobre Steve Jobs? Não esqueça de compartilhar com outros fãs do cofundador da Maçã.

bottom of page