top of page

Tesla mostra o curioso processo de fabricação de baterias

Atualizado: 1 de jun. de 2021

A Tesla publicou um curto vídeo nas redes sociais apresentando o processo de fabricação de uma das peças mais importantes dos carros elétricos: as baterias. Com menos de um minuto, ele destaca cada etapa da produção das células de energia.


Filmado no interior de uma das fábricas, o clipe faz parte de uma campanha para divulgar as novas oportunidades de empregos na montadora. Atualmente, ela está com vagas abertas para as instalações Giga Texas, nos EUA, e Giga Berlim, na Alemanha.


Após a divulgação do vídeo, um usuário do Twitter comentou que a fabricação das baterias parece ter sido inspirada nas técnicas da indústria de engarrafamento. Curiosamente, o CEO Elon Musk viu o comentário e respondeu a essa dúvida.


“A melhor tecnologia de manufatura está em setores de alto volume, como alimentos e bebidas, brinquedos e itens médicos”, esclareceu o dono da montadora norte-americana.


Musk também respondeu a outro usuário sobre o processo de fabricação da Tesla. Então, ele diz que instalações possuem gigantescas máquinas que fazem veículos de verdade da mesma maneira como os carros de brinquedo são produzidos.

Musk diz que se inspira nas fábricas de brinquedos para construir os carros da marca.

Novos modelos de baterias

Mesmo sendo produzidas nas fábricas, as baterias da Tesla usam componentes de outras empresas. Por exemplo, as células de energia 2170 dos veículos Model 3 e Model Y são feitas com peças da Panasonic nas instalações da montadora em Nevada.


Em setembro de 2020, Musk revelou que a companhia estuda desenvolver internamente um novo modelo de bateria. Além de um desempenho mais eficiente, a série 4680 irá reduzir significativamente os custos de produção.


Segundo o CEO, o novo produto deve transformar drasticamente o mercado de veículos elétricos no futuro. Dessa forma, ele irá beneficiar os motoristas, a marca e o meio ambiene.


(Texto publicado originalmente no TecMundo em 19 de janeiro de 2021)

bottom of page